Enquanto você insistir em culpar alguém pelas suas escolhas ,
essa dor não vai passar e o sofrimento continuará.
Enquanto você achar que é tudo culpa de alguém ou se empenhar tanto para encontrar um alvo e depositar toda frustração e responsabilidade sobre o que tenha acontecido na sua vida, acredite! Você vai sofrer muito.
Muita gente tem esse péssimo hábito. Na verdade a maior parte de nós, se não age assim, em algum momento apontou uma pessoa ou algo que tenha feito, como a razão dos prejuízos da própria história... Com as vivências, boas experiências agregadas e claro, absorção das lições apresentadas, nos tornamos mais sábios e por isso, donos da própria história. A capacidade de nos conscientizarmos, nos familiarizarmos e nos apropriarmos de cada pedacinho da nossa trajetória, inclui essenciais perdões e autoperdões, aprimoramento da resiliência, desenvolvimento de antigos e novos recursos, além do exercício da auto aceitação, não como conformismo, mas como uma espécie de acolhimento de si mesmo, sobre a certeza de que fizemos tudo o que pudemos e estava ao alcance daquilo que dispunhamos no momento em que algo aconteceu.
Leia bem, tenha mais carinho e consideração consigo e com os elementos que fazem e fizeram parte da sua jornada. De uma forma ou de outra, tudo isso contribui para sua evolução. Não mobilize tanto sentimento negativo, punindo esse ou aquele, aliás, não se puna! Pare de se ferir com tanta cobrança, exigindo feitos diferentes daqueles que existiram de um passado que não volta mais.
Enquanto você se corrói dessa forma, se fere mais ainda, fragiliza o ego, dá uma surra na autoestima, enrijecendo sua perspectiva e o precioso tempo que poderia ser aproveitado com novos pensamentos e oportunidades de fazer diferente, melhor, de outra maneira, é desperdiçado com posturas resistentes, remorço e ressentimento...