Não dá pra apagar episódios do passado, mas da sim pra evitar repeti-los no presente.
Quem nunca imaginou a possibilidade de voltar no passado e fazer uma escolha diferente?
Falar o que não falou, se calar, aceitar uma proposta, recusar, enxergar o que não viu, se empenhar mais, fazer o que não fez ou não fazer. Pois é... Mas, nessa vida, o que aconteceu ou não, já foi e está feito. Não tem como voltar no tempo e evitar que algo aconteça, mas sempre é possível um novo posicionamento no presente.
O "agora" é todo seu! Tome decisões importantes que possa favorecer e muito o futuro. Pare de remoer o que já aconteceu, apontando erros, falhas e condutas ditas inadmissíveis. Poxa vida! Naquele momento era o que você conseguia fazer e tenha certeza de que você queria se dar bem e fez o melhor que podia com os recursos e a perspectiva que tinha! Mas, não era tão conhecedor de si mesmo e da vida como agora... Acho uma baita sacanagem julgar seus posicionamentos do passado, com a cabeça de hoje. Até porque, você precisou passar por tudo aquilo para enxergar as coisas dessa maneira. Ou acha que essa maturidade de agora caiu do céu?
Enfim! Não fique refém do passado, remoendo as mesmas histórias e repetindo incessantemente tudo o que devia ter sido daquilo que não foi, chorando suas pitangas eternamente...
Chega de olhar para sua vida pelo retrovisor, assuma o volante, foco no seu propósito, olhos atentos no caminho e atenção aos obstáculos para atitudes sensatas, evitando boicotes e autossabotagens.
Realizar que algumas ações do passado não foram positivas para você e decidir que agora você fará diferente é uma excelente alternativa para se "desculpar" consigo mesmo e através de mudanças de comportamento, aprimorar, evoluir e desapegar de memórias aprisionadoras de qualquer insucesso ou remorso.